segunda-feira, 5 de março de 2012

Verrine, um charme todo especial a sua mesa.

Para quem gosta de reunir os amigos e familiares para um jantarzinho intimo nada como uma idéia saborosa. Vamos deixar de lado as tradicionais travessas, pratos e bowls por algo criativo e charmoso.

A idéia vinda da França é usa e abusar de recipientes inusitados, tipo: copinho de cachaça, taças com hastes altas ou baixas, xícaras, panelinhas, terrinas e até mesmo o coco seco partido ao meio, que dão um charme todo especial ao conteúdo.
Chamada de verrine (verre significa copo em francês), as comidas servidas em copos têm sido difundidas pelos buffets aqui no Brasil. Trata-se de um prato da culinária moderna, normalmente usado para entradas e sobremesas sem a necessidade de receitas difíceis de serem elaboradas.

O segredo é mesclar texturas, cores, aromas, formas e até temperaturas. O ideal para esses recipientes, por serem pequenos, é
introduzir o talher no sentido vertical para provar todas as camadas de uma só vez e sentir a variedade de sabores.
Selecionei duas receitas para você testar em casa. Uma para a entrada e outra para finalizar o jantar com chave de ouro.

Frontera Verrine Morango em gelatina de vinho branco.

Ingredientes
- 1/3 de xícara (chá) de açúcar;

- 7 folhas de gelatina incolor sem sabor;
- 1 garrafa (750 ml) de vinho branco;
- Folhas de hortelã (a gosto).

Modo de preparo:

Hidrate as folhas de gelatina, em água gelada, por 5 minutos. Em uma panela, leve ao fogo metade do vinho e todo o açúcar, mexendo levemente até dissolver, sem deixar ferver; desligue. Escorra a gelatina, adicione ao líquido ainda quente e mexa até dissolver por completo; coloque o restante do vinho. Distribua as frutas em copinhos para martine e complete com a mistura líquida. Deixe resfriar por 3 horas, na geladeira, ou até que a gelatina fique firme. Antes de servir decore com uma folha de hortelã.

Saladinha

Ingredientes:

-
1 maço de alface americana;
- tomatinho uva picado;
- meia abóbora;
- azeitona preta picada;
- aceto balsâmico ou limão.

Modo de preparo:
Lave bem a alface, deixe de molho em algumas gotinhas de vinagre. Escorra a água e corte a alface em pedaços e coloque no fundo do copo. Lave bem os tomatinhos, corte em cubinhos e coloque por cima da alface.


Coloque a abóbora alguns minutinhos no micro-ondas tire a casca e corte em cubinhos. Coloque azeite numa panelinha e doure os cubinhos de abóbora. Acrescente sal e alecrim. A abóbora fica crocante por fora e macia por dentro. Espere esfriar um pouco antes. Pique as azeitonas e coloque por cima.

Antes de colocar os croutons tempere ao seu gosto. Coloque azeite, flor de sal e limão.

Croutons: pão de forma cortada em cubos, coloque numa forma, cubra com um fiozinho de azeite, um pouco de sal e orégano. Coloquei no forno pra ficar crocante e finalize a salada com os croutons.

Mais uma dica legal do Dia de Festas para torna suas reuniões ainda mais especiais.

Fontes: Jornal des Femmes, 750 Grammes, Receitas Gvt e Quitandoca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário